O que é a Páscoa? As origens da Páscoa
A Páscoa, ou o Domingo da Ressurreição, como também é chamada, é um feriado que celebra a ressurreição do Senhor Jesus que ocorreu três dias após Sua crucificação. Seu tempo exato coincide com o primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio vernal de cada ano. A fim de comemorar a ressurreição de Jesus e lembrar a salvação e a esperança que Jesus trouxe para a humanidade, todos os anos, entre março e abril, os cristãos no mundo inteiro fazem celebrações no dia da Páscoa. Assim, quando nós cristãos comemoramos a ressurreição de Jesus, nós sabemos por que ele retornou dos mortos e apareceu ao homem apesar de já ter terminado Sua obra de redenção? E qual é o significado por trás de Sua ressurreição e aparição ao homem?
O significado da ressurreição do Senhor Jesus e de Sua aparição ao homem
Fonte da imagem: Igreja de Deus Todo-Poderoso |
As palavras de Deus nos mostram que o fato de o Senhor Jesus ter aparecido muitas vezes aos Seus discípulos após Seu retorno dos mortos possui um significado profundo, e o cuidado e pensamento meticuloso de Deus também se escondem por trás disso! Jesus sabia que, mesmo que aqueles que O seguiram na época tenham ouvido muitos de Seus ensinamentos e visto muitos milagres realizados pelo Senhor e alegarem que Jesus era seu Senhor e que Ele era o Filho de Deus, eles não tinham um entendimento verdadeiro do fato de que Jesus era Cristo e que Ele era o Próprio Deus. Quando Jesus foi capturado pelas autoridades romanas e açoitado e zombado pelos soldados, muitos daqueles que O seguiam começaram a ter dúvidas sobre Sua identidade, e sua fé no Senhor foi enfraquecendo cada vez mais. Especialmente quando o Senhor Jesus morreu após ser pregado na cruz, muitas pessoas ficaram profundamente decepcionadas com Ele, e aquilo que tinha começado como dúvida se transformou em negação do Senhor Jesus. Num contexto como esse, se o Senhor Jesus não tivesse aparecido ao homem após Sua ressurreição, muitos daqueles que O tinham seguido não teriam mais acreditado em Jesus Cristo e teriam retornado para a Era da Lei e continuado a observar a lei do Antigo Testamento. Mas Deus sondou o coração íntimo do homem e entendeu suas fraquezas e sabia que as pessoas eram de estatura pequena. Por isso o Senhor Jesus retornou dos mortos e apareceu aos Seus discípulos muitas vezes; Ele falou com Seus discípulos, mostrou-lhes Seu corpo espiritual após a ressurreição, comeu com eles e expôs as escrituras para eles. Seu propósito ao fazer tudo isso era permitir que aqueles que O seguiam tivessem certeza no fundo de seu coração de que o Senhor Jesus tinha realmente retornado dos mortos, que Ele era ainda o mesmo Jesus que tinha amado o homem e teve misericórdia com ele e que Ele era o Messias profetizado na Bíblia que viria para redimir a humanidade. Eles deixaram de duvidar ou negar o Senhor Jesus e, em vez disso, creram Nele com sinceridade e reconheceram Jesus Cristo como seu Senhor. Isso nos mostra que, ao ressuscitar e aparecer ao homem, Jesus fortaleceu a fé das pessoas para acreditarem e seguirem o Senhor, aproximando assim o homem de Deus. Esse é um aspecto do significado da ressurreição de Jesus.
Além disso, Jesus apareceu e operou na carne, Ele encerrou completamente a Era da Lei e iniciou a Era da Graça. Após Sua ressurreição, Jesus capacitou as pessoas a verem esse fato com uma clareza ainda maior, que, apesar de o Jesus Cristo encarnado ter sido crucificado, Ele tinha vencido o pecado e a morte, Ele tinha derrotado Satanás e tinha completado a Sua obra de redenção e ganhado glória. O Senhor Jesus começou uma nova era, tirou a humanidade completamente da Era da Lei do Antigo Testamento e a estabeleceu firmemente na Era da Graça, assim capacitando o homem a aceitar a orientação, o pastoreio e a rega de Deus na Era da Graça. Dessa forma, mesmo que Jesus tenha ressuscitado e ascendeu ao Céu e apesar de Ele não comer, permanecer ou viver mais com o homem, o homem ainda podia orar e invocar o nome de Jesus, observar Seus ensinamentos, seguir Jesus com fé inabalável e espalhar o evangelho do Senhor. Mais especificamente, quando o Senhor Jesus ressuscitou e apareceu aos discípulos que O tinham seguido, sua fé aumentou muito, e quando foram espalhar o evangelho do Senhor ou dar testemunho dele, eles não temeram nenhuma dificuldade nem perigo, foram indomáveis em sua perseverança e dedicaram tudo que tinham para espalhar o evangelho, sofrendo até mesmo o martírio pelo Senhor. No fim, o evangelho de Jesus se propagou pelo universo e pelo mundo inteiro, e o número dos seguidores do Senhor Jesus cresceu continuamente até todos em cada lar tinham ouvido Seu evangelho e todos O conheceram.
Após retornar dos mortos, o Senhor Jesus apareceu ao homem, Ele entrou em contato com ele e falou a ele, Ele expôs as escrituras e comungou e comeu com ele etc. Esses atos permitiram que aqueles que seguiam o Senhor Jesus sentissem Seu cuidado e Sua preocupação com o homem e afirmassem que Jesus era realmente o Próprio Deus, o Cristo encarnado, e esses atos estabeleceram firmemente os seguidores de Deus na Era da Graça. Além do mais, a obra de redenção de Jesus começou a se espalhar até alcançar todo o universo e o mundo inteiro. É, portanto, evidente que o significado por trás da ressurreição de Jesus e da Sua aparição à humanidade é tão profundo que não só o cuidado e pensamento meticuloso de Deus, mas também a sabedoria e a onipotência de Deus se escondem nesses atos!
Queridos irmãos e irmãs, demos graças ao esclarecimento e à orientação de Deus que nos capacitaram a entender o significado da ressurreição de Jesus e por nos permitirem reconhecer dentro de Sua obra mais uma vez o cuidado e a preocupação de Deus com a humanidade. Graças a Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário